Discussão sobre este post

Avatar de User
Avatar de Arturus Silvius

Interessante leitura Homero. Independentemente de ser ou não acurada para obra, acho que o dotô construiu uma ótima analogia para explicar um certo elemento da estrutura ocidental de poder.

De minha parte, acredito que o caráter central da obra do autor anglo-irlandes é a consciência que o ocidente teria perdido a sua mística. Como o senhor doutor professor careca notou, Bram Stoker estava envolvido no renascimento místico do século XIX, que não somente buscou no ocultismo, mas até em vertentes tradicionais do cristianismo soluções para as expectativas frustradas do racionalismo iluminista. Por tanto, um monstro vindo da região mais primitiva da Europa naquele tempo, a Transilvânia, que com magia desafia e vence o poderio científico da região mais moderna do Mundo, mas que só pode ser vencido com coisas que eram tidas como superstições (os crucifixos e a eucaristia etc.) parece ser um comentário acurada sobre a crise do racionalismo cientificista.

Existem outros elementos na obra que são dignos de análises profundas, como a clara caracterização sexual do Conde Drácula, e como todas as imagens de mordidas e beber sangue se ligam com a ideia de pecado e corrupção da pureza, talvez tu poderia fazer análises filosóficas feitas por profissionais sobre eles também.

Expand full comment
Avatar de Harrison Ferreira

hoje em dia sojaram até o dracula 😥💔

Expand full comment
35 more comments...

Nenhuma publicação