46 Comentários

Sansão = Coelho da Mônica, marido da Dalila

Sanção = punição

Expand full comment

Se a esquerda abandonar as pautas identitárias , mandar o partido democrata para casa do chapéu e propor um projeto trabalhista nacionalista e de defesa da soberania eu viro esquerdista na hora

Expand full comment

A questão é que a direita nem sempre foi essa frescuragem infectada pelo pensamento angloide/francês se a esquerda vira neotrabalista a direita por sua vez deve virar neointegralista assim a síntese dessas teses nos levará para um caminho de independência ao invés de um caminho de colônia igual a Europa já trilhou e os argentinos estão trilhando

Expand full comment

Idem.

Expand full comment

Salve, salve Homero. Não tenho muito a comentar, exceto...

"é uma quase uma dinastia" Botou um "uma" a mais

Eu tinha visto mais um erro, mas não estou mais encontrando, deu sorte.

Nesses posts de análises políticas feitas por profissionais eu nunca tenho muito o que comentar. Eu não acho que o Bananinha seja pior que o Bolsonaro, me surpreende que você acredite que o Capitão tenha algum respaldo pra ser um orientador político do filho. Edit: Não que o Bananinha seja melhor que o Inbroxável, mas o Inbroxável me parece tão incompetente quanto o Bananinha

Como um outro cara sugeriu, acho que seria interessante um vídeo de análise de 1 ano de Javier Milei, o Sr se animou tanto com a sua vitória afinal de contas, e tem tempo que não ataca o ancapistão.

No mais, é isso, não vejo porquê discutir o democracil, prefiro viver nos meus devaneios de desenvolvimentismo. It's over, milhões devem esquecer a política e focar em arranjar uma namoradinha. (Maior chance de sucesso)

Expand full comment

Ah, e mais uma coisa, acho que você desativou a notificação dos seus artigos, eles nunca aparecem no meu inbox do substack, sempre fico sabendo deles atrasado pelos posts de comunidade no YT. Por favor, se puder reativa-las, seria bem mais conveniente pra mim. (Adoro conforto, sou sojado)

Expand full comment

Esquerda preocupada com o trabalhador e direita com algum tipo de espiritualidade verdadeira! Por um acaso o senhor Homero quer ser o novo São Thomas More e escrever Utopia II?

Expand full comment

Essa esquerda e essa direita existem. São minoritárias, mas é importante notar que toda ala ideológica é minoritária. O grosso da população não é ideologizada.

Expand full comment

Olá Homero.

Uma coisa que percebi é que parece que o pessoal da esquerda está acordando e voltando para as pautas trabalhistas que são de interesse do cidadão comum, será que vão largar um pouco as pautas identitárias do povo LGTVHDMI+ para focar no "povão" ?

Semana passada o Boulous apresentou um projeto "PL 4413" que tem objetivo de reduzir os supersalários de funcionários públicos, penso que esse PL possa gerar o mesmo tipo de agitação que a escala 6x1 causou. Será que dessa forma com um discurso mais moderado a esquerda poderá se reerguer aqui no Brasil e melhorar a opinião pública sobre eles ?

Um abraço do Cachorro do Mato <3

Expand full comment

Se acontecer, eu espero que sirva pra despertar a direita do comodismo. Porque esse "abandono" do progressismo na esquerda é puramente eleitoreiro. Eles continuam pensando igualzinho antes.

Expand full comment

Isso que você falou das sanções, para um possível golpe, estilo Maduro, eu realmente não tinha pensado. Sera que esse "novo gorpi" do Bolsonaro, onde ele supostamente mandaria de F o Molusco, Alckmin e Xandão, é para pegar o Bolsonaro mas de tabela os milicos? Tinha saído também no gordão Ucrânia que nesse pacote novo do governo, eles estavam tirando benefícios dos militares. O mesmo gordão, falou que o governo lule exonerou uns tantos generais.

Algo que pensei com esse seu texto é que a cada ataque ao Bolsonaro, os milicos tomam uma de tabela. Não sei se estou sendo paranóico.

Bom texto e ansioso pela continuação de "O Despertar".

Expand full comment

Homero, você tem potencial de nos entregar um conteúdo de qualidade sobre temas elevados, mas fica focado na baixeza da política.

Expand full comment

Bolsonaro Herói Mundial.

Expand full comment

Homero voce acha que Trump ira cumprir as promessas que fez? Sera que vai realmente perdoar Ross Ulbritch?

Expand full comment

Bom texto, como sempre, Homero. Eu tenho alguns questionamentos que não necessariamente estão ligadas com essa publicação:

< O JD Vance(vice do trump) é alegadamente de uma direita pós-liberal (tem ideias até que parecidas com as suas, principalmente a de não acabar com o estado mas tomá-lo) e, vendo outras figuras que estão junto com o trump, seria isso um indício de que algo no mínimo interessante acontecerá nos próximos anos? Não se limitando ao Brasil mas no ocidente inteiro?

< Seria interessante uma análise(mesmo que curta) do 1 ano de governo milei

Abraço.

Expand full comment

Fala ae Grande Homero!!

1) O bananinha não tem a mínima chance contra o Tarcísio. O governador de SP é o sonho de consumo do status quo, ele vai realizar o sonho de volta do PSDB 2.0 (agora PSD) ao poder. Tarcísio é o cara que fala com educação, é comprometido com a responsabilidade fiscal, gosta de privatizar e apoia os centros de mudança de sexo que o ricardo nunes criou, é a pura cara da elite brasileira.

Além disso, o bananinha está numa postura autofágica de caça as bruxas contra o nicolas, o salles e outros que apoiaram o marçal, justamente agora q é hora de baixar a guarda e refazer os laços. Tem muita gente contra ele na direita.

2) O pessoal que advoga a existência do Partido Militar não se cansa de dizer que os oficiais melancias são lacaios das forças armadas estadounidenses... acho díficil o exército se virar contra os EUA.

3)Sobre o suposto trabalhismo na esquerda, a esquerda não vai conseguir abandonar as pautas identitárias. A própria erika hilton já protocolou um projeto de lei pra legalizar o casamento gay (hoje é permitido por decisão do STF).

Li um comentário na gringa que acho q faz muito sentido: os identitários cortaram muitas cabeças e "derramaram" muito sangue para conseguir as posições em que estão agora (tanto nas universidades, quanto nas empresas e na mídia em geral) e eles não vão deixar essa pauta ficar de lado pq isso representaria a sua a volta ao ostracismo e perda de dinheiro e prestígio. É só uma questão de não deixarem de focar na parte identitária da esquerda, para a direita não perder o controle da narrativa.

Além disso, o próprio PT, que é o partido hegemônico e são craques em destruir lideranças de esquerda de outros partidos, é contra essa pauta 6x1 e qq outra que surja contra a elite dominante.

4) A Grande questão fica em torno da suprema corte, pois eles dobraram a aposta várias vezes nesses últimos 6 anos e estão muito comprometidos com um lado para poder mudar de posição de uma hora para outra sem que isso gere sequelas para eles próprios. Vai ser muito complicado desatar esse nó, ainda mais se forem tentar fazer uma saída negociada como são a maioria dos acordos políticos no Brasil. O caminho efetivo seria encurrular as eminências com um impeachment inédito, mas essa medida é a mais traumática tb.

Me parece que o caminho mais viável, para 2026, é esse da direita permitida representada na figura do Tarcisio. Todos os atores ganhariam com esse desfecho (reduziria o "extremismo" da direita que seria dominada por um "moderado"; continuaria a agenda neoliberal e o liberalismo social, é alguém que não é inimigo da globo e do stf e o seu padrinho político atual é o rei do centrão (kassab).

Expand full comment

Muito bom. Concordo com quase tudo.

- o bananinha tem muita rejeição, maior do que a do seu pai, aparentemente

- A postura "tudo ou nada" do stf não parece sugerir q mudariam facilmente a chave. Imagino o tamanho da pressão necessaria para fazer quem trucou até o doze mudar de ideia

- acho que a esquerda não vai abandonar as pautas identitárias, mas acho que isso vai deixar de ser priorizado por eles. As pautas sociais e trabalhistas vão voltar ao centro do debate deles. Pode ser, porém, q as alas mais radicais do woke comecem a sentir que estão sendo deixadas de lado, e isso gere atrito dentro da esquerda, o que seria ótimo

- também enxergo tarcísio como o nome do consenso. Mas pra ele entrar 1) bolsonaro tem q estar inelegivel e 2) tem que desistir de colocar o bananinha, o q acho dificil.

Expand full comment

Boa reflexão. Mas o Tarcísio e o Bolsonaro também têm seus acordos. Quanto ao identitarismo, ele não é algo fadado a desaparecer. O identitarismo é forte em todos os espaços de formação da opinião pública. Nada mudou quanto a isso. ENEM e CNU tão aí pra confirmar.

Expand full comment

Tudo tranquilo Homero? Valeu por mais um artigo de qualidade para nós, os ouvintes e leitores

leitores

Sobre o artigo, eu gostaria de te perguntar:

-Você acha que uma postura bem mais MAGA do Trump poderia ser útil para fazer esses liberaloides acordarem para a realidade?

-Você não acha que o Trump foi um caditado escolhido pelo sistema dessa vez? Talvez um democrata não fosse capaz de apaziguar as escaladas de guerra - ao meu ver o Trump sempre teve essa postura mais conciliadora

-Você acha que um governo bolsonarista pode trazer alguma mudança real e positiva para o Lindil? Será que eles aprenderam com os erros do primeiro governo?

Expand full comment

Bolsonaro faz um aceno pro Aldo Rebelo e dois pro Paulo Guedes. Fica tirando foto com o Sachsida. A menos que seja um xadrez 5d, passa a imagem de que não aprendeu nada.

Expand full comment

Homero, uma pergunta nada a ver com o assunto: eu estou pensando em mudar de faculdade, eu estudo pedagogia na estadual do interior do amazonas, mas eu queria mudar ou para alguma universidade que dê espaço para estudar o que eu quero em ciências humanas e matemática (elite theory, terceira posição, filosofia da tecnologia, romantismo, monarquismo, tradicionalismo, nacionalismo, dissidência, pequena via, etc.) ou para alguma universidade que me dê oportunidade em programação e TI, eu sei que o doutor só vai ter ideias para fora do meu estado (principalmente do seu), então tenta pensar em algo que esteja não apenas numa cidade em que eu possa me adaptar, considerando que eu nasci e cresci no interior do amazonas, mas que também tenha uma igreja católica bem grande e belíssima, de arquitetura que não seja moderna, a não ser que seja art deco, mesmo que essa igreja celebre apenas rito (romano) novo, pois eu preciso de um lugar assim para que eu possa fazer um negócio (obs: tem uma catedral art deco na sua cidade que é muito bonita). outra coisa nada a ver com o assunto é que a melhor forma de fazer uma pessoa começar a ler é você conseguir dar-lhe um livro que ela goste, assim quebra essa visão causada pelo MEC de que ler = trabalho e só a partir daí que ela vai se esforçar para criar um hábito de leitura, do contrário, ela não vai se esforçar para criar o hábito, pois ela vai continuar vendo a leitura como algo ruim ou trabalhoso.

Expand full comment

PS: Homero, dá like nos comentários dos inscritos para a gente saber que o doutor já gravou.

Expand full comment

Boa análise profissional feita por profissionais. Agora MBL, ancap e liberalóide conservador falando que VAT(vida além do trabalho) é coisa de vagabundo pipipi pópópó, realmente pode fazer os trabalhadores do Brasil mandarem a direita a m3rda em 2026. Eu mesmo só tô pegando ódio da direita nesse tema.

Expand full comment

Esse movimento VAT não é orgânico e de baixo para cima. Ele vem de uma ONG Internacional que prega a escala 4x3.

Expand full comment

É um projeto vindo do exterior por certas ONG's, mas é uma reivindicação válida que estava latente entre a população brasileira. Com certeza nem a esquerda acreditava que teria tanta repercussão. (por trás dos panos acredito que a esquerda não quer realmente passar esse projeto...)

Expand full comment

Esquerda preocupada com o trabalhador e direita com algum tipo de espiritualidade verdadeira! Por um acaso o senhor Homero quer ser o novo São Thomas More e escrever Utopia II?

Expand full comment