17 Comentários

Salve Homero.

Levando em conta a dicotomia de Bauman, de que para se ter liberdade precisaríamos abrir mão de certa segurança, e de que para ter segurança precisaríamos abrir mão de certa liberdade, estaria Bauman refutado pelo pós modernismo já que hoje não temos nem liberdade e nem segurança?

Levando em conta que no nosso sistema os agentes não sabem que são agentes, que o pensamento do Joãozinho não é do Joãozinho, você acredita que o aumento da criminalidade nas ruas, que promovem o autotrancamento da população em suas casas, que os fazem evitar de saírem em certos horários, seria um espécie de toque de recolher moderno, velado, não sendo apenas um toque de recolher explicito?

Ainda na dicotomia entre liberdade e segurança, podemos considerar, caso o pensamento esteja correto, de que ao escolhermos liberdade, perdemos segurança, e sem segurança ficamos sem liberdade, que liberdade na verdade seria uma ilusão? um mero estado psicológico e que não se da para ser livre no sistema que vivemos hoje?

Parabéns pelo conteúdo Homero.

Expand full comment

Salve, Homero !Nesse atual nivel de complexidade de produtos tecnologicos no mundo, nenhum pais emergente conseguira alcançar a China ou Eua, se hoje mesmo o Brasil virasse uma Ditadura Nacionalista poderiamos ter uma melhor qualidade de vida daqui 20-30 anos, mas não no nivel americano-chines, fale white pills para o futuro do nosso brasil para levantar o animo do ouvinte jovem como eu que sabe que nunca vai se aposentar e possivelmente não terei filhos para cuidar de mim, e abre um onlyfans Homero, queremos ver sua careca.

Expand full comment

Muita letra, abri pra olhar o shorts 10 vezes enquanto lia

Expand full comment

Eu moro em uma cidade do interior, então aqui é um pouco mais fácil comprar produtos naturais direto do produtor, uma coisa que fiquei sabendo é que é proibido a venda de leite natural (não pasteurizado), mas aqui é comum comprar leite direto da fazenda.

Expand full comment

Seria o distributismo proposto por Chesterton uma alternativa viável para contrapor esse sistema econômico atual? Ao meu ver o capitalismo e socialismo nos dias atuais se convergem em um único sistema que chamo de corporativismo globalizado, as grandes empresas e o estado estão na mão de elites, que criam leis que se não forem olhadas atentamente parecem beneficiar o tigre, mas inviabiliza empresas menores e familiares de competirem com grandes empresas. E quando essas crescem são adquiridas pelo truste corporativista globalista social capitalista. Um exemplo dessas leis são os diversos impostos considerados anticonstitucionais mas que são cobrados das empresas pelo estado como por exemplo a cobrança de ICMS-ST da transferência de estoque de um estado para o outro, empresas pequenas e médias pagam esse imposto e pouco podem fazer, já grandes empresas que pagaram milhões no ano, entram com processos no supremo tribunal federal e conseguem reaver esses valores, prática essas que é inviável a pequena e média empresa devido aos altos custos que uma ação dessas tem com advogados e contadores. Há também o fato de que a elite consegue facilmente se evadir dos impostos através de paraísos fiscais, se olhar os nomes expostos em documentos como Panamá papers, Paradise papers, Pandora papers entre outros, verá o nome de vários integrantes da elite, inclusive políticos defensores da taxação de grandes fortunas. Acredito que o distributismo é a única alternativa viável.

Expand full comment

Continuando a adentrar nesta toca do coelho, sinto informar-lhe, meu caro Homero, que esse processo não começou com a Blackrosque e nem no iluminismo. Algumas pessoas acreditam que a Bíblia contém a verdade, e nela contém um livro chamado "Isaías" (que dizem ser do século 8 a.C.) que descreve rebeldes contra Deus com a prática de destruir culturas de povos e enriquecer no processo... E pasmem, até a descendência coincide... Talvez tenha começado um pouco mais atrás.

Expand full comment

Ótimo texto. Reforçando a realidade crua de que boicotes realmente não funcionam e elucidando sobre o sistema atual de que estamos inseridos. Top Top com sempre! Continue com o excelente conteúdo, Boina-Cast.

Expand full comment

Esse pode muito bem ser o neoconservador médio, mas se for um ancap neoconservador tá valendo

Expand full comment

Oi, Homero! A única solução para o Joãozinho Ancap talvez seja entrar para uma comunidade amish. Será que ele aguentaria 1 mês? Poxa, Homero! Para que colocar essa bananosa de, cristão libertário, na conta dos protestantes 😄!? O que você tem contra eles? Eles me lembram mais os Zé cruzadinhas e católicos, do que os protestantes. Assim como você citou com sabedoria, que não entendem a complexidade das cadeias de produção de um mundo globalizado, e isso é um fato, talvez, ler as escrituras, também, seja algo complexo e que não caiba na visão de muitos, justamente pelo confronto da verdade bíblica, com a realidade segundo a opinião e doutrinas de muitos... Opiniões não sobrepõe ao que está registrado como uma verdade.

Sobre o livro, O Leopardo, pesquisei a sinopse e achei bem interessante! Apesar da época do personagem Salina, "está fresco", com relação aos adventos de uma nova ordem cada vez mais pujante, atualmente. O que só confirma que esse sistema é atemporal. Foi a impressão que tive com a sinopse do livro e fiquei curiosa com a conexão descrita em: Ambientado num universo intensamente melancólico e (😏)sensual e repleto de elementos de ironia e humor. Com todos esses ingredientes deve ser no mínimo encantador.

Expand full comment

Muito bom, como sempre. Homero, digamos que o Lindil elegeu um presidente nacionalista, e como base de sua política, ele se fecha parcialmente, e impede a entrada de empresas que pertencem a (((fundos de investimento))). Para suprir a falta desses produtos, o nosso presidente começa a incentivar a produção nacional, logo ele teria o poder de criar e escolher quem pertenceria a nova elite que comandaria o Lindil? Ou já há uma elite e ela não pode ser substituída, dado a sua influência política?

Expand full comment

Olá Homero, sou português e posso dizer-te que realmente o mundo hoje tem dois blocos(com algumas sub-elites), no entanto as elites ocidentais apesar de serem completas oligarquias deixam o povo ter uma certa liberdade em todos os aspectos, já a outra elite liderada pela China e Russia não permite a liberdade de expressão e chacina o próprio povo por apenas alguma desconfiança, portanto apesar dos apectos negativos das elites ocidentais acredito serem bem melhores que o outro bloco.

Por fim, acho que o Brasil está njma posição ingrata por um lado depende da China e da Russia económicamente, por outro lado a matriz e os valores civilizacionais aproximam-se mais do ocidente, além de ser um país sujeito a interesses internacionais de ambos os blocos e não prevejo um futuro risonho para o teu país.

Expand full comment

Quando vejo os jovens mutilando seus meios de reprodução ou tirando a vida dos bebês ainda no ventre. E os meios de comunicação fazendo espetáculo sobre o tema

Não parece melhor essa "liberdade" que esses oligarcas nos deram

Expand full comment

Primeiro, ninguém te obriga a seres ou fazeres seja o que for, segundo o aborto reconheço que é um negócio e existe muita propaganda mas tu podes decidir, e não sou a favor da ilegalização(em Portugal é legal) do aborto pois as mulheres iriam fazê-lo na mesma mas em condições muito mais perigosas, no entanto, em portugal é pago com o dinheiro dos nossos impostos, através do SNS, e isso eu não concordo obviamente salvo algumas exceções tipo violação, mal formação, perigo de vida para a mulher etc...

Portanto convido-te a viveres na Russia ou China que acredito ser melhor ao não poderes simplesmente ir contra o estado nem sequer dar opiniões contrárias ao que o grande líder impõe...

Expand full comment

Meu caro, eu já vivo em um pais que não se pode falar mal do "grande líder", e minha experiencia é que esse ponto não é tão mal assim, liberdade de criticar o governo é superestimado

Oque prejudica o meu dia a dia é avalanche da decadência moral, esse "desumanização" trouxe outros problemas, como por exemplo, uma violência e criminalidade exacerbada

Talvez no seu país ainda esta aceitável, mas esses índices estão crescendo em todos os países do ocidente, a tendencia é piorar

Expand full comment

Não que eu defenda o mundo deles, mas sei separar realidade de propaganda. Se fosse como você acredita ser, porque lá tem mais gente e não existe uma gigante debandada?

O português comum é muito oprimido, vocês são obrigados a financiar guerras, aborto de mulheres descontroladas e assistência pra pessoas com disfunção de gênero e suas consequências.

Sim, você são OBRIGADOS a bancar sem poder se opor de maneira pública e massiva dessa degeneração toda e você acredita que um russo ou um chinês que não tem liberdade de expressão.

Wake up!

Expand full comment

O problema é que o chamado "Ocidente" hoje em dia, é o império anglo americano, e a revolução americana assim como a revolução gloriosa já é uma revolução contra os valores da civilização europeia. Então é verdade que o Brasil faz parte da civilização ocidental, mas do ocidente católico da Europa Meridional e não esses valores alienígenas norte americano.

Expand full comment

Realmente Homero as empresas grande hj são monstros invencíveis e os "burguêses" por trás delas também, não tenho ideia de como mudar as coisas,talvez esperar que alguma elite que não concorda com atual vença e mude algo, o que você acha homero existe realmente algo que os Zé ninguém pode fazer para afetar as empresas e os "burguêses"?

Expand full comment